Quem fez cursinho ou qualquer curso que envolva saúde sabe oque isso significa, ou imagina ou vai pensar "olha só, faz sentido!"
O problema da minha perna se chama Linfedema Congênito** , o medico explicou*** bonitinho oque era e como era o tratamento. Mesmo assim resolvi pesquisar e não encontrei quase nada, apenas alguns artigos sendo a maioria ligado a casos de câncer de mama (não tem nada a ver com o meu). Mais não foi tempo perdido no google(!!!), algumas coisinhas que eu achei:
- Se chama Terapia Física Complexa (TFC) http://www.oncofisio.com.br/docs.php?menu=9&id=47 (explica direiteinho oque é) ;
- Diuréticos não irão me ajudar, na verdade podem até atrapalhar o tratamento;
- Quase não existem especialistas em sist. linfático; isso o medico me disse, existem apenas 4 (no Brasil ou América Latina , não tenho certeza). Um milhão de médicos vasculares especialisados em sist venoso arterial e 4 EM LINFÁTICO;
- O tratamento é uma TÉTRADE chamada terapia complexa física, que consiste em:
- drenagem linfática manual (com fisoterapeuta e não esteticista, pelamordedeus);
- cuidados com a pele;
- compressão ( por enfaixamento e luvas, no meu caso meias)
- exercícios miolifocineticos ( o medico me disse aeróbicos de baixo impacto com acompanhamento de um profissional consciente do problema).****
- Mais 4 coisas importantes para o sucesso do tratamento:
- presença de um médico especialista que seja capaz de lidar com as doenças associadas;
- um fisioterapeuta especializado nas técnicas específicas para o tratamento destes pacientes;
- disponibilidade de material e equipamento adequado para a drenagem linfática, enfaixamento e compressão elástica; e
- aderência completa e colaboração do paciente ao tratamento.
Por enquanto é isso, se eu for lembrando vou postando.
The Killers - Sapceman
*A dieta: perguntei ao medico se tinha alguma coisa alem do sódio que pudesse piorar o problema e ele falou : GORDURA E PROTEÍNA, proteína animal. O sist. linfático se ´alimenta` disso, oque faz ele trabalhar mais devagar e tudo mais (PS: isso foi uma explicação muito porca e malfeita, desculpem).
Isso me fez pensar, e me fez pensar muito mesmo. Resultado: LUTA FRENÉTICA CONTRA ANA E MIA, apaguei todos os sites ligados a elas. Não está sendo fácil, mais decidi que prefiro engordar um pouco agora para entrar de cabeça nesse tratamento e não me preocupar com coisas que estão parecendo tão ridículas.
Achei esse blog que vou acompanhar enquanto não dá pra ir a uma nutricionista:
http://undressedskeleton.tumblr.com/, outro dia escrevo mais sobre ele.
**Linfedema Congênito : uma má formação do sist. linfático, é genético e no meu caso tardio manifestado após um trauma (meu tornozelo está na minha lista de arqui inimigos).
*** Ele fez a parte dele não sendo quase nada otimista, quase tudo que ele disse está nos tópicos, detalhes e dramas a parte é bom saber que estou com uma pessoa que sabe do que esta falando.
**** MEU DEUS, esse nome parece uma coisa absurdamente complexa e difícil, pois NÃO É. Exercícios miolinfocineticos: basicamente são exercícios que ajudam a circulação e a diminuir o inchaço. Em casos mais extremos de linfedema o ideal é a hidro ginastica. O medico disse que o meu é primário sem lesão de pele .: faço um treino simples de fortalecimento ( O INSTRUTOR DA ACADEMIA TEM QUE SABER DO LINFEDEMA, para elaborar um treino que não vá piorar o inchaso) e aulas de Spinning, de segunda a sexta os dois. ANTES DE COMEÇAR OS EXERCÍCIOS VOCÊ TEM QUE FALAR COM O MEDICO.